Vivemos em uma sociedade onde todos, desde os mais novos até aos mais velhos, sofrem, já sofreram ou ainda sofrerão com algum transtorno causado pela falta de saúde emocional.
A saúde emocional é como um pilar invisível que sustenta tudo em nossa vida. Ela afeta nossas relações, decisões e direciona o rumo da nossa qualidade de vida.
Todos passamos por situações diárias que nos despertam emoções, e as vezes, lidar com essas emoções não é fácil.
Quando não são devidamente gerenciadas, essas emoções se acumulam, gerando uma sobrecarga que por sua vez gera uma série de outros problemas.
Portanto, conhecer mais sobre este assunto é de vital importância.
Neste post falaremos sobre:
- O que é saúde emocional?
- Fatores que influenciam a saúde emocional
- hábitos diários e como eles afetam diretamente a saúde emocional
- Um bom gerenciamento emocional é fundamental para a qualidade das emoções
- Algumas práticas que ajudam a manter o equilíbrio emocional
- Ajuda profissional
- Conclusão
O que é saúde emocional?
Saúde emocional é um aspecto fundamental do bem estar geral da vida de um indivíduo e envolve a forma como ele percebe e lida com os desafios da vida de forma geral.
É a capacidade de reconhecer, entender e gerenciar as emoções de forma clara e construtiva.
Isso envolve a capacidade de lidar com os desafios do dia a dia de maneira equilibrada, saber gerenciar o estresse, adaptar-se às mudanças de forma positiva e conseguir manter um bom relacionamento com as pessoas ao redor.
Ter uma boa saúde emocional não significa estar bem o tempo todo ou não ter problemas emocionais, mas significa lidar com tais questões de forma eficiente.
Fatores que influenciam a saúde emocional
Diversos fatores influenciam na saúde emocional de cada pessoa. Experiências passadas que foram traumáticas ou de perda, bullying sofridos na infância, dentre outros.
Fatores como esses, podem deixar marcas muito dolorosas na vida de uma pessoa, influenciando diretamente a forma como essa pessoa passa a enxergar o mundo e reagir emocionalmente aos desafios da vida.
Fatores estressores do dia a dia também tem grande impacto sobre essa área.
Pressões no trabalho, dificuldades financeiras, o desconforto gerado pela pressão social para encontrar seu próprio caminho, dentre outros, podem levar uma pessoa a desenvolver quadros de ansiedade e depressão, por exemplo.
É super importante identificar esses fatores e tentar lidar com eles, criando um ambiente emocional que nos possibilite enfrenta-los, trazendo assim crescimento e força emocional para a vida.
Outro ponto importante a ser lembrado, é que, fatores genéticos e biológicos também tem fortes influencias sobre a saúde emocional.
Estudos mostram que a predisposição genética pode desempenhar um papel importante em condições como dificuldade de regulação emocional, transtornos obsessivo-compulsivos (TOC), transtornos de personalidade e transtorno bipolar.
Além disso, alterações químicas no cérebro, que afetam neurotransmissores como a serotonina e a dopamina, podem influenciar o humor e o bem-estar emocional.
Embora não se possa mudar a genética, compreender essas predisposições pode ajudar muito na identificação de riscos e na busca de intervenções adequadas, como terapia ou medicação, se necessário.
hábitos diários e como eles afetam diretamente a saúde emocional
Nossos hábitos diários tem um impacto direto na nossa saúde emocional. Por exemplo: manter bons hábitos como, uma alimentação equilibrada e uma boa rotina de sono, são essências para o bom funcionamento emocional.
Consumir frutas, legumes, proteínas e grãos integrais não só dá energia ao corpo, mas também ajuda a manter o cérebro funcionando corretamente, o que melhora o humor e a estabilidade emocional.
Além disso dormir bem, com horas de sono suficientes e de qualidade, permite que o corpo e a mente se recuperem, reduzindo o estresse e a irritabilidade, aumentando assim a capacidade de lidar com os desafios diários de forma mais leve e equilibrada.
Por outro lado, os hábitos ruins bagunçam nossas emoções, por exemplo:
A procrastinação muitas vezes nos faz adiar tarefas importantes, criando um acumulo de responsabilidades que gera ansiedade.
A autocrítica constante, corrói nessa autoestima, nos deixando presos em um ciclo de negatividade.
Evitar emoções difíceis, nos impede de processar e superar desafios, o que só intensifica o estresse.
Passar tempo excessivo nas redes sociais, pode nos levar a nos desconectar da realidade e levar também à comparação constante com outras pessoas.
A junção desses comportamentos é profundamente prejudicial pra saúde emocional.
Um bom gerenciamento emocional é fundamental para a qualidade das emoções
Quando as emoções não são devidamente gerenciadas, trazem muitas consequências negativas à vida, elas acabam afetando não só a saúde mental, mas também a vida no todo, como num efeito dominó, todas as áreas são afetadas.
A partir disso vários problemas podem surgir, como estresse crônico, depressão, tomadas de decisão impulsivas dentre muitos outros, esses por sua vez, podem acarretar sérios problemas físicos, não é à toa que vivemos em uma sociedade de pessoas com múltiplas doenças, e na maioria das vezes, parte dessas doenças é causada pela má qualidade das emoções.
Eis um dos motivos da extrema importância de se ter como prática regular a gestão das emoções. Afinal como diz o ditado “mente sã Corpo são”.
Algumas práticas que ajudam a manter o equilíbrio da saúde emocional
Cuidar da saúde emocional é cuidar do nosso bem mais precioso, que é a vida.
para ajudar nessa questão existem algumas práticas, que todos podem e deveriam adotar em suas rotinas, a maioria delas podendo ser feita em até 5 minutinhos.
Entre elas estão:
- Meditação e mindfulness: essas práticas ajudam a acalmar a mente, diminuem o estresse e aumentam a capacidade de lidar com as emoções difíceis de forma mais clara.
- Expressão criativa: Engajar-se em atividades como arte, música ou escrita pode proporcionar uma saída saudável para emoções complexas.
- Estabelecimento de limites pessoal: muitas pessoas possuem dificuldade em estabelecer limites, no entanto, estabelecer limites claros, é uma ótima maneira de proteger o emocional.
- Desenvolvimento de habilidades de gerenciamento: aprender técnicas de gerenciamento de emoções é uma maneira construtiva e essencial para manter uma saúde emocional forte.
Essas são algumas das práticas que, se feitas da maneira correta e com regularidade podem não só ajudar a manter um bom estado emocional, mas também criar um caminho de cura para traumas, insegurança, medos etc. e até prevenir que novos problemas emocionais surjam.
Ajuda profissional
Embora todas as práticas citadas acima possam contribuir para uma maior qualidade emocional, elas não dispensam a importância da ajuda de um profissional qualificado, seja se houver necessidade por algo mais grave ou simplesmente para ajudar no processo de desenvolvimento emocional e compreensão mais aprofundados do indivíduo sobre si mesmo.
Na verdade a prática de acompanhamento emocional desde a infância deveria ser algo natural na realidade de todas as pessoas, antes mesmo de se haver a necessidade de tal.
Conclusão
Colocar a saúde mental como prioridade é um dos segredos mais eficazes para manter uma vida plena e feliz.
Lembre-se: todos nós passamos por altos e baixos, e é normal ter dias ruins, o que não deve acontecer é se deixar ser vencido por eles sempre, sem buscar mudanças e melhorias.
Então, vamos juntos nessa jornada de autoconhecimento e autodesenvolvimento, valorizando cada vez mais nossa saúde emocional e cultivando momentos de autocuidados e gerenciamento das emoções no dia a dia!
Se gostou desse conteúdo não deixe de conferir mais conteúdos como este pelo blog.
Ótima semana e não esqueça, desenvolva-te!